Pular para o conteúdo principal

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Créditos CNN.


Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Corregedoria diz que Robson Cândido teve as quatro armas de fogo recolhidas

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres
Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheresAssessoria de Comunicação/DGPC

Da CNN

Ouvir notícia

O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, foi exonerado do mais alto posto da instituição na segunda-feira (2) após ser alvo da Corregedoria e da Delegacia da Mulher (Deam).

O delegado foi denunciado por duas mulheres, que registraram boletim de ocorrência por ameaças.

CNN Brasil Logo

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Inscrever-seWhatsApp Logo

No depoimento, a primeira mulher teria dito que foi ameaçada por Cândido e uma amiga dela pediu ajuda a um policial e a outra amiga para que fosse socorrida à uma Deam.

A reportagem confirmou com o policial e uma amiga que essa mulher foi socorrida e levada para prestar queixa na Delegacia da Mulher na Asa Sul de Brasília. A informação também é confirmada pela polícia.

A outra mulher envolvida no caso, que também denunciou as ameaças, disse que também foi perseguida pelo delegado. Ela entregou vídeos e mensagens à polícia. As ocorrências foram registradas no domingo (1º) de noite, um dia antes de o diretor-geral pedir exoneração ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Cândido justificou que precisava “cuidar de problemas pessoais”.

A CNN confirmou que a Corregedoria da PCDF foi acionada e recolheu as quatro armas do então diretor-geral. O caso, como é protocolo por se tratar de mulheres vítimas de violência, está sob sigilo absoluto. A Corregedoria começou a colher depoimentos dos envolvidos e trata o assunto com cautela.

“Ao tomar conhecimento, a Corregedoria avocou as ocorrências e instaurou os procedimentos necessários”, informou a PCDF.

As duas mulheres pediram medidas protetivas de urgência, que geralmente saem em até 48 horas, e ainda aguardam uma decisão judicial.

Fontes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que lançou em setembro uma campanha de combate à violência contra a mulher intitulada “Não ao covarde”, disseram à CNN que têm acompanhado as informações do caso e “não toleram” casos como esse.

O então diretor-geral ficou no cargo por quase cinco, durante todo o primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, e mais nove meses nessa segunda gestão. Ele enviou um ofício pedindo demissão na segunda-feira (2) pela manhã ao chefe do Executivo. José Werick Carvalho, então chefe de gabinete, foi nomeado para o cargo.

A CNN procurou o delegado Robson Cândido e não obteve retorno. O espaço segue aberto. A comunicação da PCDF também não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília - créditos CNN

  Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília Espaço de 4 mil m² vizinho ao Eixo Monumental ganhou vida nova em 2022 e serve cozinhas de vários sotaques sob o olhar de chefs renomados do Distrito Federal 1  de  2 Mané Mercado Vírgula foi inaugurado em 2022 e possui 21 estabelecimentos, entre restaurantes, brinquedoteca, loja com produtos diversos e adega Crédito: Divulgação 2  de  2 Complexo gastronômico possui atualmente 16 restaurantes com nomes de chefs e casas locais Crédito: Divulgação CNN Viagem & Gastronomia do Viagem & Gastronomia 05/04/2024 às 04:00 | Atualizado 05/04/2024 às 10:30 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Brasília tem um  complexo gastronômico  para chamar de seu do ladinho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Vizinho ao Eixo Monumental, o  Mané Mercado Vírgula  foi inaugurado em 2022 e reúne restaurantes, bares, cafés e brinquedoteca, em que oferece um verdadeiro gostinho da ga...

LFS Imóveis - Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF- créditos Brasil 247

LFS Imóveis -  Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF-  Créditos Brasil 247 Ibaneis anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF Governador avalia que a medida pode estimular o mercado imobiliário, sem afetar investimentos no Distrito Federal Leia mais »

Tribunal de Justiça do DF ordena bloqueio de contas bancárias da Pabllo Vittar - créditos CNN

  Justiça ordena bloqueio de contas bancárias de Pabllo Vittar Defesa da artista alega que ela nunca foi citada no processo Pabllo Vittar reabre a programação do Lolla após paralização causada pela chuva Divulgação/Lollapalooza Lucas Iotti da CNN em São Paulo 15/09/2022 às 12:56 | Atualizado 15/09/2022 às 12:57 Compartilhe: Ouvir notícia O Tribunal de  Justiça  do Distrito Federal e Territórios ordenou, no último dia 9, o bloqueio das contas bancárias da  cantora Pabllo Vittar  para o pagamento de uma dívida referente a compra de imóvel em  Uberlândia,  Minas Gerais. Segundo dados do processo, a compra ocorreu em 2017. O caso está na justiça desde 2018, mas a defesa da artista afirmou que nunca havia sido citada neste processo. PUBLICIDADE A 11ª Vara Cível de Brasília emitiu a ordem de bloqueio das contas ou de fundos de investimentos que estivessem no nome da artista devido a falta do pagamento. Leia mais: Crítica: Documentário sobre David Bowie é tão...