Pular para o conteúdo principal

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Créditos CNN.


Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Corregedoria diz que Robson Cândido teve as quatro armas de fogo recolhidas

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres
Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheresAssessoria de Comunicação/DGPC

Da CNN

Ouvir notícia

O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, foi exonerado do mais alto posto da instituição na segunda-feira (2) após ser alvo da Corregedoria e da Delegacia da Mulher (Deam).

O delegado foi denunciado por duas mulheres, que registraram boletim de ocorrência por ameaças.

CNN Brasil Logo

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Inscrever-seWhatsApp Logo

No depoimento, a primeira mulher teria dito que foi ameaçada por Cândido e uma amiga dela pediu ajuda a um policial e a outra amiga para que fosse socorrida à uma Deam.

A reportagem confirmou com o policial e uma amiga que essa mulher foi socorrida e levada para prestar queixa na Delegacia da Mulher na Asa Sul de Brasília. A informação também é confirmada pela polícia.

A outra mulher envolvida no caso, que também denunciou as ameaças, disse que também foi perseguida pelo delegado. Ela entregou vídeos e mensagens à polícia. As ocorrências foram registradas no domingo (1º) de noite, um dia antes de o diretor-geral pedir exoneração ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Cândido justificou que precisava “cuidar de problemas pessoais”.

A CNN confirmou que a Corregedoria da PCDF foi acionada e recolheu as quatro armas do então diretor-geral. O caso, como é protocolo por se tratar de mulheres vítimas de violência, está sob sigilo absoluto. A Corregedoria começou a colher depoimentos dos envolvidos e trata o assunto com cautela.

“Ao tomar conhecimento, a Corregedoria avocou as ocorrências e instaurou os procedimentos necessários”, informou a PCDF.

As duas mulheres pediram medidas protetivas de urgência, que geralmente saem em até 48 horas, e ainda aguardam uma decisão judicial.

Fontes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que lançou em setembro uma campanha de combate à violência contra a mulher intitulada “Não ao covarde”, disseram à CNN que têm acompanhado as informações do caso e “não toleram” casos como esse.

O então diretor-geral ficou no cargo por quase cinco, durante todo o primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, e mais nove meses nessa segunda gestão. Ele enviou um ofício pedindo demissão na segunda-feira (2) pela manhã ao chefe do Executivo. José Werick Carvalho, então chefe de gabinete, foi nomeado para o cargo.

A CNN procurou o delegado Robson Cândido e não obteve retorno. O espaço segue aberto. A comunicação da PCDF também não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa os números atualizados referentes à atuação do Hospital de Campanha (HCAMP) da Aeronáutica, no Distrito Federal - créditos FAB

Força Aérea Brasileira realizou normalmente atendimento à população do DF em todo o período do carnaval A Força Aérea Brasileira (FAB) informa os números atualizados referentes à atuação do Hospital de Campanha (HCAMP) da Aeronáutica, no Distrito Federal, de 05/02 até as 18h desta quarta-feira (14/02): Clínica médica: 2.650 Pediatria: 405 Emergência (UCS): 104 Exames laboratoriais: 3.046 Procedimentos de enfermagem: 2.111 Transferência: 70 Triagem: 3.492 Prova de laço: 2.127 Casos confirmados: 40 Total de procedimentos realizados: 14.045  Créditos FAB

Política: A Câmara Legislativa tomou duas importantes decisões na noite de ontem

Política A Câmara Legislativa tomou duas importantes decisões na noite de ontem.  Em uma delas, os distritais aprovaram, com 19 votos a favor, o  reajuste do IPTU e IPVA  de 5,97%. O GDF tinha proposto reajuste de 7,19%.   A outra foi derrubar o veto de Ibaneis a manter o nome da ponte Costa e Silva , no Lago Sul. Agora, o monumento se chama Ponte Honestino Guimarães. Créditos Newsletter do Correio  

Como é a vida de indígenas que se mudaram para o Distrito Federal para estudar na universidade - créditos Brasil de Fato

Como é a vida de indígenas que se mudaram para o Distrito Federal para estudar na universidade Censo do IBGE aponta população de 5.813 indígenas no DF e 1,7 milhão em todo Brasil em 2022 Valmir Araújo Lucas Marubo chegou no Distrito Federal em 2021 para cursar Direito na UnB - Arquivo pessoal O indígena do  povo Marubo  do Vale do Javari (AM) Lucas Ycard Marubo chegou no Distrito Federal em dezembro de 2021 para cursar Direito na Universidade de Brasília (UnB). Ele faz parte dos 5.813 indígenas que moram no DF, segundo o Censo 2022, divulgado pelo IBGE. Ele destaca que os indígenas que chegam até a capital para estudar e trabalhar enfrentam “imensas dificuldades” de adaptação e falta apoio do poder público da capital.  “Devido a moradia ser muito cara, a alimentação ser muito cara, isso afeta não só a parte financeira, mas também o bem estar psicológico do indígena que sai de um contexto comunitário e passa a viver num contexto urbano”, descreveu o estudante de Direito. Para ele, o gov