Pular para o conteúdo principal

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Créditos CNN.


Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres

Corregedoria diz que Robson Cândido teve as quatro armas de fogo recolhidas

Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheres
Diretor-geral da Polícia Civil do DF é exonerado após registro de ameaças a duas mulheresAssessoria de Comunicação/DGPC

Da CNN

Ouvir notícia

O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, foi exonerado do mais alto posto da instituição na segunda-feira (2) após ser alvo da Corregedoria e da Delegacia da Mulher (Deam).

O delegado foi denunciado por duas mulheres, que registraram boletim de ocorrência por ameaças.

CNN Brasil Logo

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Inscrever-seWhatsApp Logo

No depoimento, a primeira mulher teria dito que foi ameaçada por Cândido e uma amiga dela pediu ajuda a um policial e a outra amiga para que fosse socorrida à uma Deam.

A reportagem confirmou com o policial e uma amiga que essa mulher foi socorrida e levada para prestar queixa na Delegacia da Mulher na Asa Sul de Brasília. A informação também é confirmada pela polícia.

A outra mulher envolvida no caso, que também denunciou as ameaças, disse que também foi perseguida pelo delegado. Ela entregou vídeos e mensagens à polícia. As ocorrências foram registradas no domingo (1º) de noite, um dia antes de o diretor-geral pedir exoneração ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Cândido justificou que precisava “cuidar de problemas pessoais”.

A CNN confirmou que a Corregedoria da PCDF foi acionada e recolheu as quatro armas do então diretor-geral. O caso, como é protocolo por se tratar de mulheres vítimas de violência, está sob sigilo absoluto. A Corregedoria começou a colher depoimentos dos envolvidos e trata o assunto com cautela.

“Ao tomar conhecimento, a Corregedoria avocou as ocorrências e instaurou os procedimentos necessários”, informou a PCDF.

As duas mulheres pediram medidas protetivas de urgência, que geralmente saem em até 48 horas, e ainda aguardam uma decisão judicial.

Fontes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que lançou em setembro uma campanha de combate à violência contra a mulher intitulada “Não ao covarde”, disseram à CNN que têm acompanhado as informações do caso e “não toleram” casos como esse.

O então diretor-geral ficou no cargo por quase cinco, durante todo o primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, e mais nove meses nessa segunda gestão. Ele enviou um ofício pedindo demissão na segunda-feira (2) pela manhã ao chefe do Executivo. José Werick Carvalho, então chefe de gabinete, foi nomeado para o cargo.

A CNN procurou o delegado Robson Cândido e não obteve retorno. O espaço segue aberto. A comunicação da PCDF também não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília - créditos CNN

  Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília Espaço de 4 mil m² vizinho ao Eixo Monumental ganhou vida nova em 2022 e serve cozinhas de vários sotaques sob o olhar de chefs renomados do Distrito Federal 1  de  2 Mané Mercado Vírgula foi inaugurado em 2022 e possui 21 estabelecimentos, entre restaurantes, brinquedoteca, loja com produtos diversos e adega Crédito: Divulgação 2  de  2 Complexo gastronômico possui atualmente 16 restaurantes com nomes de chefs e casas locais Crédito: Divulgação CNN Viagem & Gastronomia do Viagem & Gastronomia 05/04/2024 às 04:00 | Atualizado 05/04/2024 às 10:30 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Brasília tem um  complexo gastronômico  para chamar de seu do ladinho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Vizinho ao Eixo Monumental, o  Mané Mercado Vírgula  foi inaugurado em 2022 e reúne restaurantes, bares, cafés e brinquedoteca, em que oferece um verdadeiro gostinho da ga...

COMITÊ REGULADOR DO MARKETING JURÍDICO CRIA CANAL DE REQUERIMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS

COMITÊ REGULADOR DO MARKETING JURÍDICO CRIA CANAL DE REQUERIMENTO DE SUAS COMPETÊNCIAS  O Comitê Regulador do Marketing Jurídico foi criado pelo art. 9º Provimento n. 205/2021, que atualizou as regras de publicidade da advocacia.  Trata-se de um órgão consultivo vinculado à Diretoria do Conselho Federal da OAB, com poderes para propor a atualização das normas, a alteração, a supressão ou a inclusão de novos critérios e propostas de alteração do provimento 205/2021.  Créditos OAB, leia mais: https://marketingjuridico.oab.org.br

LFS Distrito Federal - Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB - créditos Brasil 247

Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação Leia mais »   Créditos Brasil 247