Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília
Espaço de 4 mil m² vizinho ao Eixo Monumental ganhou vida nova em 2022 e serve cozinhas de vários sotaques sob o olhar de chefs renomados do Distrito Federal
ouvir notícia |
Brasília tem um complexo gastronômico para chamar de seu do ladinho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Vizinho ao Eixo Monumental, o Mané Mercado Vírgula foi inaugurado em 2022 e reúne restaurantes, bares, cafés e brinquedoteca, em que oferece um verdadeiro gostinho da gastronomia brasiliense ao juntar chefs e casas famosas do Distrito Federal.
Dos atuais 21 estabelecimentos, 16 deles são opções gastronômicas. Aqui é possível encontrar cozinhas argentina, sertaneja, italiana, peruana, árabe e ainda frutos do mar, churrasco, hambúrguer, pizza e sorvete em um único lugar.
O projeto do Grupo R2 é inspirado nos mercados gastronômicos de grandes cidades do mundo, mas com o diferencial de ter serviço de atendimento nas mesas. É possível pegar um prato aqui, um drinque ali, uma taça de vinho acolá e apreciar a refeição em mesas coletivas.
Opções gastronômicas
Um dos restaurantes do pedaço é o Superquadra Bar, com unidade matriz na Asa Norte. O chef Tonico Lichtsztejn é o nome por trás da alma churrasqueira do local. “A ideia é fazer churrasco de uma maneira muito clara e democrática”, diz.
Não é à toa que seu arroz de costela é um dos carros-chefe da operação no Mané Mercado, prato que leva costela assada por oito horas e ovo caipira por cima “com gema mole”, como sugere Tonico.
Além dele, há operações de chefs como Paulo Tarso, Gil Guimarães, Júnior Marinho, Agner Vidal de Mattos, Dona Alba Amaral, Thiago Paraíso, Marco Antonio Espinoza e Renata Carvalho, para citar alguns.
Além do Superquadra, da adega e dos bares de drinques, de cerveja e de whisky, as operações gastronômicas no mercado são: Casa Baco; Strogonoff do Paulo Tarso; Lima Cocina Peruana; Marzuk Empório Árabe; Meu Galeto; Maré; Mahalo Poke; Pastel Mix; Ricco Burger; Tudo de Porco; Véi Chico; Café e um Chêro; Casa Doce; De Paulina e Italianíssimo.
Estrutura do Mané Mercado
Além de enriquecer a cena gastronômica de Brasília, o projeto do Mané Mercado reaproveitou uma estrutura já existente, mas que estava inutilizada. A edificação foi usada durante os Jogos Pan-Americanos no Brasil em 2007, a qual ganhou apenas alguns usos esporádicos e se encontrava vazia.
Com o projeto do mercado gastronômico, o espaço de quatro mil metros quadrados ganhou vida nova. As paredes que circundavam a antiga construção foram retiradas e foi criada uma espécie de grande varanda, com áreas semiabertas que recebem iluminação e ventilação natural.
Uma horta urbana também faz parte da renovação e recebe compostagem a partir dos materiais orgânicos gerados pelo mercado.
E para o futuro breve, uma novidade: um Jardim de Descompressão será apresentado no local, o qual funcionará como um espaço dedicado à desaceleração e ao conforto sensorial, visando a inclusão total de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Um plano de benefícios ainda garante desconto de 10% a clientes com deficiência, que é validado mediante a apresentação da carteirinha da Secretaria de Pessoa com Deficiência do Distrito Federal ou de um laudo médico atualizado.
O Mané Mercado também tem uma programação especial ao longo dos meses, especialmente em datas comemorativas, e aceita bichinhos de estimação. E para os amantes de uma “gelada”, uma boa notícia: há dose dupla de chope de segunda a quinta-feira das 17h às 20h.
Mané Mercado
Mané Mercado Vírgula – Arena BSB, ao lado do Eixo Monumental / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 11h à 1h; domingo, das 11h às 23h / Mais informações no perfil oficial do Instagram.
Comentários
Postar um comentário