Pular para o conteúdo principal

Congresso aprova reajuste de 18% para polícia do DF; parlamentares comemoram - créditos CNN

 

Congresso aprova reajuste de 18% para polícia do DF; parlamentares comemoram

“Presidente foi muito correto”, disse Gilvan Máximo, do Republicanos, que estendeu os elogios a Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso

Randolfe Rodrigues declarou que o governo “cumpriu compromisso com as forças de segurança do DF”
Randolfe Rodrigues declarou que o governo “cumpriu compromisso com as forças de segurança do DF”Geraldo Magela/Agência Senado

Elijonas Maiada CNN

Brasília

Ouvir notícia

Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (12), o projeto que garante a recomposição salarial de 18% para as forças de segurança pública do Distrito Federal. Representantes do DF, sendo a maioria de oposição ao governo Lula, comemoraram a decisão do plenário e elogiaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso.

O relator do projeto foi o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF), que é do partido de oposição ao governo, e fez questão de elogiar o presidente da República. “Parabenizo o presidente Lula por dar essa oportunidade. O senador Randolfe também. Deram a palavra e cumpriram. Isso precisa ser ressaltado. O presidente foi muito correto”, disse à CNN.

PUBLICIDADE

“É um sonho antigo agora realizado. Estou muito feliz em ter sido o relator do projeto. Tenho familiares e amigos na polícia, e a gente vê o quanto eles trabalham. A gente vê o empenho, a luta e determinação deles. Foi um presente de Deus relatar esse projeto. Fiz com afinco e dedicação”, complementou o deputado.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lembrou que o PLN 12 foi fruto de um acordo da última reunião do Congresso Nacional, da qual ele foi um dos mediadores.

“Foi aqui [no Plenário], em 26 de abril, que nós costuramos um acordo e retiramos o reajuste da segurança pública do DF, exatamente para que pudéssemos construir esse PLN para atender o reajuste proposto pelo Governo do DF. E foi acordado, então, em duas parcelas, de acordo com a proposta enviada pelo governo do Distrito Federal e aceita pela categorial”, apontou.

Agora, o PLN segue para a sanção do presidente Lula, que também irá editar uma medida provisória (MP) permitindo a incorporação do reajuste nos salários das carreiras. “Fiz um apelo para que o presidente Lula possa agilizar a edição da medida, e a nossa segurança pública receba essa recomposição o mais rápido possível”, reforçou o senador Izalci.

À CNN, a deputada Bia Kicis (PL-DF) agradeceu a Deus pela aprovação e disse acreditar que o Planalto fará com celeridade a medida provisória para ser sancionada. “Foi negociado em duas parcelas, e não vejo problema de ser encaminhado rapidamente”.

Após a aprovação de hoje na Casa, Randolfe Rodrigues declarou que o governo “cumpriu compromisso com as forças de segurança do DF”. No entanto, para a deputada Érika Kokay (PT-DF), ainda falta um desfecho. “A luta não se encerra enquanto o reajuste não estiver no contracheque dos servidores. O novo desafio é publicar o mais rápido possível essa MP”, destacou a deputada do PT nas redes sociais.

Sindicatos

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, disse que os profissionais aguardavam a recomposição salarial há mais de dez anos. Segundo a delegada, esse aumento de 18% é um avanço, mas ainda não garante a paridade com a Polícia Federal que querem.

“A intenção da Polícia Civil, hoje, é trabalhar de todas as maneiras para se chegar novamente à equiparação com a Polícia Federal. Ela existe desde a criação do Distrito Federal”, afirmou.

“A recomposição salarial dos policiais civis é uma pauta de extrema importância para a capital federal, uma vez que contribui para a valorização dos profissionais e para a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF).

Duas parcelas

A proposta inicial do reajuste era que o pagamento ocorresse em uma só vez. Mas, em 13 de junho, o governo federal propôs pagar o aumento em duas parcelas, sendo 9% neste ano e 9% em janeiro de 2024. As categorias aceitaram.

O reajuste para os servidores do Distrito Federal deve ser pago em duas parcelas: em julho de 2023 e em janeiro de 2024. A primeira deve ter um impacto de R$ 372,2 milhões, enquanto a segunda deve custar R$ 685 milhões. Segundo a mensagem do Poder Executivo, “a alteração não resultará em aumento da despesa”. Isso porque o dinheiro deve sair de dotações já autorizadas e disponíveis nas programações do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

No caso dos militares dos antigos territórios, também não deve ocorrer aumento de despesas, de acordo com o projeto. O reajuste para os servidores transportados para o quadro em extinção da União deve ocorrer por meio de redução de valores originalmente autorizados para criação e provimento de cargos e funções.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília - créditos CNN

  Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília Espaço de 4 mil m² vizinho ao Eixo Monumental ganhou vida nova em 2022 e serve cozinhas de vários sotaques sob o olhar de chefs renomados do Distrito Federal 1  de  2 Mané Mercado Vírgula foi inaugurado em 2022 e possui 21 estabelecimentos, entre restaurantes, brinquedoteca, loja com produtos diversos e adega Crédito: Divulgação 2  de  2 Complexo gastronômico possui atualmente 16 restaurantes com nomes de chefs e casas locais Crédito: Divulgação CNN Viagem & Gastronomia do Viagem & Gastronomia 05/04/2024 às 04:00 | Atualizado 05/04/2024 às 10:30 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Brasília tem um  complexo gastronômico  para chamar de seu do ladinho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Vizinho ao Eixo Monumental, o  Mané Mercado Vírgula  foi inaugurado em 2022 e reúne restaurantes, bares, cafés e brinquedoteca, em que oferece um verdadeiro gostinho da ga...

LFS Imóveis - Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF- créditos Brasil 247

LFS Imóveis -  Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF-  Créditos Brasil 247 Ibaneis anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF Governador avalia que a medida pode estimular o mercado imobiliário, sem afetar investimentos no Distrito Federal Leia mais »

LFS DISTRITO FEDERAL: Deputados Distritais pedem ao governo do DF a retirada de manifestantes do QG do Exército --- créditos CNN

  Deputados pedem ao governo do DF a retirada de manifestantes do QG do Exército Governo do Distrito Federal tem dito ser de responsabilidade do Exército retirada da população Manifestantes bolsonaristas protestam em frente ao Comando do Exército, em Brasília 07/11/2022REUTERS/Ueslei Marcelino Larissa Rodrigues da CNN Em Brasília 13/12/2022 às 19:31 Compartilhe: Ouvir notícia Deputados distritais aliados ao presidente da República eleito,  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , se reuniram nesta terça-feira (13) com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Júlio Danilo Ferreira, para pedir um maior esforço para que  manifestantes acampados em frente ao quartel general do Exército  sejam retirados do local. Em ofício enviado à SSP-DF o deputado distrital Flávio Felix (PSOL/DF), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, já havia afirmado que “tais atos colocam em risco a transição de governo e os p...