Pular para o conteúdo principal

Governo do DF vai reformar batalhão da Esplanada, chamar concursados da PM e dar gratificações - créditos CNN


Governo do DF vai reformar batalhão da Esplanada, chamar concursados da PM e dar gratificações

Pacote de melhorias vem após atos terroristas em Brasília; de medalha a obras, governo de Brasília quer manter PM alinhada

Policiamento reforçado em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 11 de janeiro
Policiamento reforçado em frente ao Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 11 de janeiroWILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Basília Rodrigues

Ouvir notícia

Para assegurar alinhamento da Polícia Militar e evitar novo descontrole na segurança em dia de manifestações, o governo do Distrito Federal vai lançar um pacote de medidas, que inclui destinação de mais recursos para gratificação dos PMs, reforma em batalhão estratégico e a convocação de concursados.

CNN apurou que a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, irá nesta segunda-feira (16) ao batalhão da PM responsável pela segurança da área central de Brasília para uma visita técnica. O objetivo é anunciar uma reforma no local e pedir cooperação do Congresso Nacional. 


O 6o. Batalhão da PM, também chamado de batalhão dos Poderes, é localizado atrás da Câmara dos Deputados e encontra-se em condições precárias, de acordo com integrantes das polícias.

A ideia é ampliar o espaço, em que não se descarta utilizar contêineres para criar novas áreas de trabalho para os PMs e, assim, acelerar a reforma.

A equipe desse batalhão também deverá ser ampliada. Celina deve criar uma subsecretária de coordenação de manifestações, para cuidar das ações de reforço de segurança da Esplanada sempre quando houver protestos.

Uma outra medida é cobrança antiga dos policiais: ampliação do Serviço Voluntário Gratificado (SVG).

Por meio dele, o policial na sua folga se candidata a trabalhar e ganha um extra que pode chegar, em média, a R$ 300 líquido, por ocasião.

O Governo do Distrito Federal (GDF) reservou R$ 150 milhões com objetivo de dobrar o valor, com a ressalva de que colocará em prática após a intervenção federal, prevista para acabar no fim deste mês.

Na condição de governadora em exercício, Celina Leão, tem dito a interlocutores que irá sugerir ao presidente da República, Lula (PT), uma lei que promova a atualização do Serviço Voluntário. Atualmente, há um limite de cotas em que os militares podem trabalhar 8 horas por dia e dez vezes por mês.

A eventual mudança equipararia os policiais militares ao civis, uma demanda antiga.

O pacote de melhorias aberto pós-ataques em Brasília prevê ainda a convocação de cadastro reserva de concursados da Polícia Militar do Distrito Federal e medalhas de louvor para todos PMs machucados no dia dos ataques golpistas.

Créditos CNN

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília - créditos CNN

  Conheça o Mané Mercado, complexo gastronômico com mais de 15 opções em Brasília Espaço de 4 mil m² vizinho ao Eixo Monumental ganhou vida nova em 2022 e serve cozinhas de vários sotaques sob o olhar de chefs renomados do Distrito Federal 1  de  2 Mané Mercado Vírgula foi inaugurado em 2022 e possui 21 estabelecimentos, entre restaurantes, brinquedoteca, loja com produtos diversos e adega Crédito: Divulgação 2  de  2 Complexo gastronômico possui atualmente 16 restaurantes com nomes de chefs e casas locais Crédito: Divulgação CNN Viagem & Gastronomia do Viagem & Gastronomia 05/04/2024 às 04:00 | Atualizado 05/04/2024 às 10:30 Compartilhe: ouvir notícia 0:00 1.0x Brasília tem um  complexo gastronômico  para chamar de seu do ladinho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Vizinho ao Eixo Monumental, o  Mané Mercado Vírgula  foi inaugurado em 2022 e reúne restaurantes, bares, cafés e brinquedoteca, em que oferece um verdadeiro gostinho da ga...

LFS Imóveis - Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF- créditos Brasil 247

LFS Imóveis -  Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB/DF), anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF-  Créditos Brasil 247 Ibaneis anuncia redução no imposto sobre transmissão de imóveis no DF Governador avalia que a medida pode estimular o mercado imobiliário, sem afetar investimentos no Distrito Federal Leia mais »

Tribunal de Justiça do DF ordena bloqueio de contas bancárias da Pabllo Vittar - créditos CNN

  Justiça ordena bloqueio de contas bancárias de Pabllo Vittar Defesa da artista alega que ela nunca foi citada no processo Pabllo Vittar reabre a programação do Lolla após paralização causada pela chuva Divulgação/Lollapalooza Lucas Iotti da CNN em São Paulo 15/09/2022 às 12:56 | Atualizado 15/09/2022 às 12:57 Compartilhe: Ouvir notícia O Tribunal de  Justiça  do Distrito Federal e Territórios ordenou, no último dia 9, o bloqueio das contas bancárias da  cantora Pabllo Vittar  para o pagamento de uma dívida referente a compra de imóvel em  Uberlândia,  Minas Gerais. Segundo dados do processo, a compra ocorreu em 2017. O caso está na justiça desde 2018, mas a defesa da artista afirmou que nunca havia sido citada neste processo. PUBLICIDADE A 11ª Vara Cível de Brasília emitiu a ordem de bloqueio das contas ou de fundos de investimentos que estivessem no nome da artista devido a falta do pagamento. Leia mais: Crítica: Documentário sobre David Bowie é tão...