Pular para o conteúdo principal

Repercutimos a Newsletter do Correio - Edição Nº497 Por Correio Braziliense • Edição Nº497 •

 

Newsletter do Correio - Edição Nº497
Por Correio Braziliense • Edição Nº497 • Ver na web

Bom dia!
O assassinato bárbaro de Bruno Araújo Pereira e de Dom Phillips na Amazônia tem destaque no Correio. Em entrevista, o assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Yuri Niwa Wani Marubo, que trabalhava na equipe de Bruno Pereira alerta: “O governo perdeu o controle da região”. 
Na coluna Eixo capital, Ana Maria Campos também traz uma entrevista sobre o caso. O delegado Sandro Avelar, diretor-executivo da Polícia Federal, diz que “Os corpos foram localizados em razão de um belíssimo trabalho de investigação.
Em outras matérias, você pode saber sobre a procura por mais 3 suspeitos do crime e sobre a reação de Bolsonaro aos acontecimentos. O presidente vai da "aventura” às condolências. Na coluna Brasília-DF, Denise Rothenburg fala sobre o medo de o caso sair do controle da Justiça Federal.
Economia
Os olhos da economia nesta sexta-feira estão voltados para a Petrobras. O conselho da empresa deu sinal verde para reajuste no preço do diesel e o anúncio do índice é esperado para ainda hoje.
Política
Aprovado no Congresso, o teto do ICMS pode render prejuízo de R$ 17,2 bi para estados do Nordeste. Governadores da região se unem em críticas ao projeto.
Cidades
A série sobre envelhecer no DF continua com uma matéria sobre a violência contra o idoso. Com a pandemia, o número de agressões a pessoas com mais de 60 anos disparou.
Muitas pessoas estão curtindo o feriadão, devido ao ponto facultativo decretado nos governos local e nacional. Para elas, uma boa notícia: a previsão do tempo para hoje e para o fim de semana é de tempo firme com sol e calor.
Cultura
A cantora Simaria surpreendeu e anunciou uma pausa na carreira. “Preciso cuidar da minha saúde”, explicou. Irmã e dupla de Simaria, Simone vai cumprir a agenda de shows das duas normalmente
Enquanto isso, na cidade, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo revivem o projeto O grande encontro e se apresentam agitam na desta junina Arraial de Dona Junina, na Ascade.
Se a ideia é prestigiar a dança de rua, vale uma passada em Ceilândia para conferir o encontro de breaking dance sediado na cidade.
Amanhã é dia de cantar clássicos da MPB com Caetano Veloso. O show do tropicalista é destaque no blog Trilha Sonora, de Irlam Rocha Lima.
No mundo gastronômico, Liana Sabo dá dicas valiosas: o já tradicional Festival de Inverno do Pontão chega à 11ª edição; e o Festival de vinhos do La musique, parada obrigatória das sextas-feiras. Mas você não precisa escolher e pode ir aos dois.
Em casa, você pode se jogar nas estreias da televisão. Entre as novidades estão a estreia da série Jerry & Marge go large, com Bryan Cranston e Anette Bening e do esperado filme Spiderhead, na Netflix. Essas e outras dicas estão no blog Próximo Capítulo.
Boa leitura!
Baixe o novo aplicativo do Correio Braziliense:
Fique sempre atualizado! Baixe o aplicativo para celular do Correio. Disponível na Play Store e na App Store.
Curtiu essa edição?
Correio Braziliense

As principais notícias da edição impressa e do site do Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa os números atualizados referentes à atuação do Hospital de Campanha (HCAMP) da Aeronáutica, no Distrito Federal - créditos FAB

Força Aérea Brasileira realizou normalmente atendimento à população do DF em todo o período do carnaval A Força Aérea Brasileira (FAB) informa os números atualizados referentes à atuação do Hospital de Campanha (HCAMP) da Aeronáutica, no Distrito Federal, de 05/02 até as 18h desta quarta-feira (14/02): Clínica médica: 2.650 Pediatria: 405 Emergência (UCS): 104 Exames laboratoriais: 3.046 Procedimentos de enfermagem: 2.111 Transferência: 70 Triagem: 3.492 Prova de laço: 2.127 Casos confirmados: 40 Total de procedimentos realizados: 14.045  Créditos FAB

Política: A Câmara Legislativa tomou duas importantes decisões na noite de ontem

Política A Câmara Legislativa tomou duas importantes decisões na noite de ontem.  Em uma delas, os distritais aprovaram, com 19 votos a favor, o  reajuste do IPTU e IPVA  de 5,97%. O GDF tinha proposto reajuste de 7,19%.   A outra foi derrubar o veto de Ibaneis a manter o nome da ponte Costa e Silva , no Lago Sul. Agora, o monumento se chama Ponte Honestino Guimarães. Créditos Newsletter do Correio  

Como é a vida de indígenas que se mudaram para o Distrito Federal para estudar na universidade - créditos Brasil de Fato

Como é a vida de indígenas que se mudaram para o Distrito Federal para estudar na universidade Censo do IBGE aponta população de 5.813 indígenas no DF e 1,7 milhão em todo Brasil em 2022 Valmir Araújo Lucas Marubo chegou no Distrito Federal em 2021 para cursar Direito na UnB - Arquivo pessoal O indígena do  povo Marubo  do Vale do Javari (AM) Lucas Ycard Marubo chegou no Distrito Federal em dezembro de 2021 para cursar Direito na Universidade de Brasília (UnB). Ele faz parte dos 5.813 indígenas que moram no DF, segundo o Censo 2022, divulgado pelo IBGE. Ele destaca que os indígenas que chegam até a capital para estudar e trabalhar enfrentam “imensas dificuldades” de adaptação e falta apoio do poder público da capital.  “Devido a moradia ser muito cara, a alimentação ser muito cara, isso afeta não só a parte financeira, mas também o bem estar psicológico do indígena que sai de um contexto comunitário e passa a viver num contexto urbano”, descreveu o estudante de Direito. Para ele, o gov